Efeitos colaterais do Gerúndio

10:58:00


Não é muito nova a crítica que quero fazer a um mal que cada vez mais toma conta da vida das pessoas, e, (aqui está a minha revolta) que deveria ser diferente.

O mundo está tão rápido! Em um clique e pronto, tudo está resolvido, feito, ajeitado. Mas esse mal ainda tem tantos efeitos ("mal" é um pouco de drama).

Estou me referindo a uma "doença" que tem a seguinte descrição: "Forma nominal e invariável dos verbos, proveniente do ablativo do gerúndio latino, e caracterizada, em português, pela desinência -ndo".

Sim, estou falando de uma coisa chamada "Gerúndio"! 

Melhor dizendo... Não quero ser injusto: Gerundismo: "Locução verbal que consiste no uso sistemático dos verbos no gerúndio".

Acho que todo mundo já ficou "horas e horas" (permito-me exagerar) tentando falar com determinado departamento para resolver qualquer questão burocrática e daí saí a solução: "estarei resolVENDO... Vou tá verifiCANDO... em breve estarei ligANDO...". Ave!!!

Acho que isso é um código para dizer "não tenho a mínima noção do que deve ser feito... não tenho como resolver isso". Ao menos pra mim soa assim!

É a informação mais imprecisa que pode existir nessa terra... O "resolVENDO" eu vejo que não está acontecendo e ao mesmo tempo não me dá previsão nenhuma de ser feito. Talvez seja melhor ouvir que não é possível determinada solução e pronto, se quiser, vá procurar outra forma pra resolver. Eu ficaria mais tranquilo e feliz.

Se posso ser mais dramático: E quando fazemos de nossa vida um gerundismo só. Quando o vício de linguagem passa a ser uma atitude de vida, aí, realmente a coisa tá piorando. Protelam-se as resoluções, os projetos ficam só no papel, coisas importantes são sempre adiadas e vamos nos convencendo que a vida está acontecendo, melhorando, construindo... Que nada!!!

Ah, deixa isso pra lá... Pensando em minhas coisas, eu aqui já consegui me sentir um "Mr. Gerúndio". E, na verdade, só queria desabafar a minha indignação com um call center que me roubou 37 minutos agora.

Bom... Quem sabe também os meus conhecidos, adeptos ao "Gerúndio", se tornam uma maneira de me testar a paciência, me fazer crescer, aprender que cada um tem um tempo ou limitação de reconhecer as incapacidades... Vixe, tem tanta coisa que pode ser pensada.

Pode deixar... Enquanto a isso, vou estar refletINDO, pensaNDO, "etcANDO"...

Pe. Flávio Porto

Você poderá gostar de ler!

0 comentários