Música: quer aperfeiçoar?!?

10:30:00





Perguntaram-me isso em um encontro de canto litúrgico: “tenho vontade de compor para liturgia, mas tô sem ideia, sem inspiração. O que posso fazer?!?” 

Bom, como a pergunta foi confiada a mim e, aqui pra nós, ela também está dentro de mim, naquele momento respondi utilizando-me de uma outra pergunta: “O que você está ouvindo?!?”. O meu interlocutor entendeu a mensagem! E mais, reconheceu que o seu “menu musical” estava bastante aquém de quem pretende ir um pouco mais longe.

Vale dizer duas coisas: a primeira é que isso não é crítica a nada e a ninguém... Não estou atirando pedra em quem escuta determinados estilos musicais. De jeito nenhum! A segunda coisa é que essa “dica” que estou dando não é o máximo para melhorar.

Fica aqui a intenção de dizer que podemos servir da experiência de outros... Não se aplica a desvirtuada lei “nada se cria, tudo se copia”... Não, não! A partir de uma boa referência posso identificar as disposições interiores já existentes em mim. Algo de muito novo pode vir pra fora após o contato com o que o outro me oferece.

Para o músico, especificamente, não basta escutar o que é bom... É preciso muito mais ler o que é bom. Dizem que músicos ouvem mais músicas do que lêem livros. Por favor, deem os créditos a quem disse isso (aqui não me lembro), que se tornou bastante esclarecedor pra mim. 

Se quero compor para a liturgia, nada mais justo eu ler um tantinho suficiente antes de me aventurar nos acordes e melodias... os tempos, compassos, métricas, às vezes, são traiçoeiros e numa decisão de letra e sentido, o critério maior não deve ser a sonoridade.

Para quem quer falar de Deus, conteúdo já é muito bom... Mas, a EXPERIÊNCIA é imprescindível! Aqui peço licença para “eu falar para mim mesmo”: Se escolhi para minha vida anunciar a Cristo, tenho que buscar ainda mais e sempre ser íntimo dele. Caso contrário, como diz um amigo seminarista, vou repetir toda hora: “Jesus é Deus, Maria é mãe dos viventes... Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo”. Para não falar dos intimismos quase que romantizados, elevados à mais alta potência. 

Falei de duas coisas que me tocam. 

Os outros 2.985.654 passos para aperfeiçoar mais, podemos ir descobrindo pelo caminho.

E pra você?!? Em que queres aperfeiçoar?!?

Fica a dica aí...

Pe. Flávio Porto

Foto: Paty Villela

Você poderá gostar de ler!

0 comentários