Perco o amigo, mas não perco... "Não, pera".

07:54:00



Um bom gozador sempre repete algo que virou o refrão da sua classe: “perco o amigo, mas não perco a piada”. E quem conhece alguém assim, que não sabe a hora de parar quando a chateação é tamanha, sabe que eles cumprem o que dizem.

Pois, bem!

Com a onda das redes sociais, os bons gozadores a cada minuto (não dá nem para falar a cada dia) se superam em criatividade, bom humor e diversidade de assuntos. Os “memes”  surgem nas mais variadas situações.

Hoje fui provocado a responder a pergunta que o Facebook me faz com esse comentário. Ele me interpela: “No que você está pensando?!?” 

Posso mesmo dizer?!? Então, tá.

Fico bastante impressionado com as mensagens deixadas por alguns contatos meus que dividem mais do que o espaço virtual... Compartilham o espaço da fé.

Para ser mais direto: como tem gente postando, compartilhando, curtindo, comentando, “KKKKKKKKKizando” frases de duplo sentido, apoio à causas que vão contra o Evangelho e a Doutrina da Fé que professam, correntes com conteúdo duvidoso, piadas “fail” pelo seu alcance negativo, reflexões tão rasas e falaciosas, fatos que nem são tão #FATO assim, exposição indevida do próximo em situações desagradáveis (acidentes, brigas, humilhações, etc), posicionamentos racistas, preconceituosos e ofensivos travestidos de reflexão política... e tantas coisas mais... Tudo em nome de serem engraçados, populares e “curtidos” na rede social.

Destaco, ainda, os murais com aqueles recados de letras grandes, chamativas, que expressam taxativamente um ponto de vista a respeito de qualquer questão polêmica da sociedade. 

Lembro-me aqui do meu Professor de Moral Social que faz alguns acenos nas aulas de como católicos compartilham as maiores ofensas ao Evangelho da Vida ou a Dignidade da Pessoa, sem nunca imaginarem que estão o fazendo. O clique no botão curtir e/ou compartilhar é só uma denúncia de que ali tem alguém que não está por dentro do “que disse Jesus”.

Não desejo fazer o papel de moralista com esse comentário. Confesso até, que dou bastante risada das “bobeiras” que são postadas, mas aquelas que não comprometem a postura que escolhi para a minha vida. Isso é só uma introdução para arrematar: não dá pra dizer que sou cristão, se meus valores são trocados tão facilmente por uma piada. E se alguém acha que isso é radical, é para ser mesmo.

Assim, o “NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO AGORA?” e o “VOCÊ PODE FALAR O QUE QUISER” para nós cristãos devem vir acompanhados com a recomendação paulina: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 10,23).

Bom... Utilizei da liberdade da pergunta do FACEBOOK. Você pode comentar também e dizer o que pensa. Deixo, em síntese, a minha twittada sobre o assunto: Perco a piada, mas não perco a minha postura. Que isso seja #FATO e compartilhado. P.S. “Compartilhado” aqui, deve ser muito mais do que apertar o botão.


Paz e Alegria!

Pe. Flávio Porto

Você poderá gostar de ler!

0 comentários